Institucional
Projeto Pré 2 Tarde: "Borboletas"
17.04.2019
“Brancas, azuis, amarelas e pretas, brincam na luz as belas borboletas” (Vinícius de Moraes). Foi brincando com as muitas cores, formas e sons que a turminha do pré dois da tarde aprendeu um pouquinho mais sobre as BORBOLETAS.
Usamos o tema para desenhar formas, descobrir padrões e aprender sequências, tal como as quatro principais fases da metamorfose da borboleta: ovo, lagarta, casulo e borboleta adulta, a respeito das quais fizemos uma pesquisa com ajuda dos papais e das mamães. Também percebemos que, assim como outros insetos, as borboletas têm seis patinhas e duas anteninhas!
As crianças ouviram a história “Romeu e Julieta” (de Ruth Rocha) sobre as borboletinhas coloridas para realizarmos divertidas experiências com misturas de cores (primárias) para a formação de novas (secundárias) mas também usamos outras cores da paleta de tinta aquarela para pintar em diferentes texturas usando diferentes misturas de cores.
Cantamos e “recantamos” a música da borboletinha (Eliana) e aguçamos a nossa consciência fonológica em brincadeiras com formação de palavras e atividades de escrita como a produção de “textos coletivos” e registros em nosso caderno de descobertas.Tudo isso, claro, para complementar e enriquecer o projeto central deste ano letivo: “Aventureiros”, no qual estamos explorando a floresta tropical amazônica.
“Brancas, azuis, amarelas e pretas, brincam na luz as belas borboletas” (Vinícius de Moraes). Foi brincando com as muitas cores, formas e sons que a turminha do pré dois da tarde aprendeu um pouquinho mais sobre as BORBOLETAS.
Usamos o tema para desenhar formas, descobrir padrões e aprender sequências, tal como as quatro principais fases da metamorfose da borboleta: ovo, lagarta, casulo e borboleta adulta, a respeito das quais fizemos uma pesquisa com ajuda dos papais e das mamães. Também percebemos que, assim como outros insetos, as borboletas têm seis patinhas e duas anteninhas!
As crianças ouviram a história “Romeu e Julieta” (de Ruth Rocha) sobre as borboletinhas coloridas para realizarmos divertidas experiências com misturas de cores (primárias) para a formação de novas (secundárias) mas também usamos outras cores da paleta de tinta aquarela para pintar em diferentes texturas usando diferentes misturas de cores.
Cantamos e “recantamos” a música da borboletinha (Eliana) e aguçamos a nossa consciência fonológica em brincadeiras com formação de palavras e atividades de escrita como a produção de “textos coletivos” e registros em nosso caderno de descobertas.Tudo isso, claro, para complementar e enriquecer o projeto central deste ano letivo: “Aventureiros”, no qual estamos explorando a floresta tropical amazônica.
