Institucional

curvas-brancas

Nossa História

A história da Instituição começou do outro lado do mundo, em Nagasaki, no Japão. Em 1934, a irmã Madalena Ezumi fundou a Escola Junshin, trazendo um novo modelo de educação que tinha como base os ensinamentos de Cristo e as virtudes de Maria.





No Brasil, a escola teve início no dia 22 de outubro de 1980, quando 6 irmãs da Congregação do Imaculado Coração de Maria chegaram do Japão para ficar no estado do Paraná. As primeiras atividades das irmãs ocorreram em São Jerônimo da Serra, no ambulatório de Hanseníase, e em São Sebastião da Amoreira, em uma creche local.

Anos mais tarde, em 1983, foi aberta a filial da Escola Junshin em Curitiba, que oferecia serviços de Educação Infantil para a população da cidade. No ano seguinte (1984), foi aberto o curso de língua japonesa, idioma que, mais tarde, passou a fazer parte do dia a dia das crianças que frequentavam a escola.

Missão

Promover a educação das crianças que chegam à Escola Junshin, a fim de desenvolver suas potencialidades, sempre orientando-as corretamente, para que despertem um espírito independente. Ajudar a fortalecer a vida interior da criança, preparando-a para a vida adulta, e fazendo dela uma pessoa que possa contribuir como membro da sociedade. Por meio da prática da caridade, buscamos valorizar todas as pessoas, para renovar os mecanismos da sociedade e do mundo. Queremos que a ciência e a tecnologia sejam usadas para a verdadeira felicidade das pessoas, para que, por iniciativa própria, elas consigam fazer o que são capazes de fazer.

Filosofia

As virtudes que perpassam nosso processo de aprendizagem são inspiradas em Nossa Senhora, a qual a Irmã Madalena Ezumi, fundadora da Escola Junshin, a tomou como modelo para a educação. Às crianças que estudam na Escola Junshin, desejamos que se tornem a consciência da sociedade e a alegria de Deus, expandindo a todos a felicidade de servir-se mutuamente.

“Se tivermos um coração humilde, podemos servir bem mais as pessoas e valorizá-las mais ainda. As pessoas que fazem parar o olhar de Deus são aquelas que querem de coração alegrar a Deus, que fazem atos de amor, tratando com carinho as pessoas, ou seja, aceitam com alegria as coisas desagradáveis. Crianças puras e amáveis, façamos da nossa escola onde haja muitas pessoas que sirva ao outro com alegria.” (Irmã Madalena Ezumi)

Qual o significado da logo?

Qual o significado da logo?

O emblema da Escola Junshin significa “coração”, no Kanji (caractere) do idioma japonês, que atribuímos ao Coração Imaculado de Maria. As cinco linhas que perpassam a letra são as virtudes de Maria, sendo elas: Caridade; Pureza; Mansidão; Humildade; Obediência.